sábado, 7 de janeiro de 2012

Música só Gospel?

Músicas boas e sons celestiais aos seus ouvidos….

Quero começar dizendo o seguinte – lembrando que trabalhei como músico profissional registrado na OMB (ordem dos músicos do Brasil) durante alguns anos.

NEM SECULAR, NEM GOSPEL! …… Ouça boas músicas!!!

Tem música “gospel” que faz vergonha… Tanto na pobreza de vocabulário, harmonia e melodia..quanto à teologia aplicada – prova disso, são músicas como: – “faz um milagre em mim”….”tem sabor de mel”…incendeia Senhor”, etc… que são hits” evangélicos, e algumas até usadas por cantores seculares…mas de uma pobreza que dá dó!

Então, nesse caso, é melhor nem ouvir…mesmo que seja chamada de “gospel” ou “evangélica”.
Pra você ter idéia, lá na Bahia nesse verão, ouvi dezenas de vezes: “Como Zaqueeeeeu …eu quero subirrrrrrr“.. mas na hora da parte “me ensina a ter santidade” o vocal apontava o microfone pro povo.
Hoje é muito difícil distinguir “quem é o que” na música.

Basta olhar os clips “evangélicos”… algumas cantoras, mais parecem Britney Spears…e os demais, uma dublagem das bandas americanas seculares de sucesso.

E sobre a secularidade da música….eu consigo entender a poesia, o romance e letras que falam de temas sociais, sem denegrir ou atingir ninguém.

Algumas, são verdadeiras pérolas poéticas e, que muitas vezes, viram filosofia de vida de alguns – lembro-me de Renato Russo…Cazuza.. – Os caras eram POETAS (há que diga que não…)

O grande problema da música “secular” (sem querer esgostar o assunto) está no seguinte:
1 – A Bíblia diz em Tiago 3:11-12: – Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.
O PROBLEMA ESTÁ NA FONTE.

Alguém que tenha uma vida fora dos padrões de Deus… que vive segundo o curso deste mundo poderia jorrar água doce? Alguém que vive envolvido com prostituição, adultério, “trambiques” e roubo…serviria como fonte de águas onde você pudesse “saciar sua sede?”
Alguém que “faz cabeça em terreiro de macumba” e diz que o ORIXÁ – fulano de tal – é o guia dela, serve como FONTE para você?
Alguém que ao vivo pela TV diz que tá com a “pomba-gira” no corpo, serve como fonte?…
DIGO A VOCÊ QUE NÃO! Mesmo que chamem de GOSPEL!
E mais, eu poderia escrever um jornal aqui sobre o tema.

2 – Filipenses 4:8 ” Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.“.
3 – I Cor 10:23 – “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.”
Você pode até pular de cima da ponte…correr pela BR 101 na frente dos carros, etc. São escolhas, entende?

Como músico, eu poderia citar o que Frank Zappa disse sobre a sonoridade de suas guitarras, que em determinadas frequências, excitavam a multidão e despertava desejos libidinosos.

Eu poderia dizer também sobre I Cor 14:10 – “Há sem dúvida muitos tipos de vozes no mundo, nenhuma delas contudo, sem sentido“.
Afirmo: Existem letras e batidas musicais que parecem inofensivas, mas que tem um poder de destruição devastador.

Lembre-se: As três principais coisas que irão te influenciar pelos próximos cinco anos, são:
As amizades que você tem;
Os livros que você lê;
E as músicas que você ouve!
Eu não creio que “música secular” possa te edificar.

Finalizando, deixo para você a pergunta:

O que você ouve, aumenta sua paixão por JESUS?



Postado por: Felipe de Souza - Ministério de Louvor IBE

REFERÊNCIA:
Autor: Pr. Emerson Fregona. Jan 2010. Linhares, ES.
Fonte: Ministério Vida Linhares. Disponível em: <http://www.ministeriovida.com.br/site/04/02/2010/musica-so-gospel/> Acesso em: Jan 2012.